terça-feira, 19 de julho de 2011

O Fracasso.

12 de Julho de 2011

Sai o resultado que eu tanto esparava do PRO UNI do segundo semestre, segunda chamada. Eu estava tão ancioso para essa oportunidade que quando li meu nome verdinho na lista de Historia meus olhos brilharam, por dois motivos: porque quase chorei e porque eu realizaria um sonho. Eu sonhei diversas vezes de que estava indo pra faculdade ano passado e aquilo tudo chegava até mim como uma especie de sinal na minha interpretação. Eu havia conquistado algo grande. Se concretizaria ali minha promessa. Eu publiquei no twitter, no Faceboock, pessoas que eu nao conversava a anos vieram me comprimentar. Me surpreendi com as pessoas, as que ficaram muito felizes e as que nem ficaram tanto (e que eram as mais proximas). E eu estava tão feliz...

14 de Julho de 2011

Estava no segundo dia para providenciar toda a documentação necessária para a confirmação dos dados solicitada pela PUC e pelo PRO UNI. Uma IMENSA burocracia e foram tantos documentos... que me deu medo. Eu fiz o que tinha que ser feito. Foi muito dificil pegar cada documento necessário mas eu tinha conseguido pegar quase tudo. Estava ainda agitado e feliz por ter conseguido e com muito medo. Consegui pegar quase todos os documentos, havia me esquecido de muita coisa, mas mesmo com tudo isso ainda não estava me sentindo seguro. Mesmo eu sendo uma pessoa anciosa, insegura e preocupada, quando eu fico inseguro pode ter certeza de que algo ai tem...


15 de Julho de 2011

Mal consigo durmir e sigo para a enrevista. Era sexta feira, estava cansado e havia passado a semana toda correndo atras das documentações necessarias. No caminho pra lá meu coração apertava muito e continuava ainda com muito medo. Subi a rua do Coração Eucarisco rapido, cheando no fim do morro quando vi a PUC meu coração acelerou ainda mais. Nunca tinha entrado lá mas tudo era bem parecido com os meus sonhos, rapidamente achei o prédio 8 aonde ficam as assistentes sociais e aguardei me chamarem pelo nome. A assistente que me atendeu se chamava Yara, uma senhora de sei la... 60 anos, com um nariz caido, uma cara e voz de deboche do mundo. Eu sentado aguardando, mais nervoso do que conseguria ficar durante todo o tempo desde de que tinha visto meu nome na Pré Seleção do site, peguei o meu celular e escrevi no bloco de notas: " Escrevo essa nota como forma de promessa para que se eu conseguir a bolsa hoje, essa nota ficará aqui até o final do ano."Ainda no desespero escrevi tambem: " Meu deus, eu to com medo... Mas seja o que deus quiser." Mal terminei de digitar e a assistente me grita pelo nome. Chego na sala dela, muito nervoso e descubro que ainda faltam muuuitos documentos. Dentre eles meu historico escolar e o comprovante da aposentadoria do meu pai a qual nao mencionei por um detalhe que conto mais tarde. Um poço de ignorancia e falta de educação essa assistente social começou a reclamar e a me tratar como se estivesse fazendo um IMENSO favor pra mim, eu como estava nervoso e ainda sem entender muita coisa fiquei quieto. Ela havia remarcado a entrevista para segunda-feira e me deu uma lista do que ainda faltava. Naquele momento todo o meu nervosismo se tranformou em determinação e eu fui atras dos documentos que faltavam. Em 3 anos em que estou no meu emprego nunca faltei um dia sequer, mas isso mudou nessa sexta feira. Chegando no metro, havia apenas 10 min que um homem havia se matado pulando na frente do metro, vi todo o sangue dele na frente do metro, seus pedaços na lateral, seu sapado dentre as ferragens e o motorista do vagão em estado de choque. Demorou um tempo mas decidiram tirar o vagao dali porque so havia recuperado metade do corpo do cara, a outra metade ficou embaixo do metro. Durante a viagem o metro deu 4 trancos de ossos quebrando, e isso quer dizer que a outra metade do homem estava viajando conosco até o Eldorado. Não fui ao trabalho e fui atras de tudo que faltava. Ficou apenas o meu historico escolar. Fui a minha escola que estava fechada. Procurei a secretaria que havia sido transferida para uma escola municipal longissima de onde era. Fui andando até lá num sol quente, por nao ter comido nada e ter stressado muito vendo o homem morto, estava com o pescoço doendo muito. Quando chego na tal escola, nao tinha ninguem na secretaria e o desespero bateu denovo. Havia na porta um bilhete com o numero e endereço da sede principal da FUNEC. E lá se foi eu na saga incrivel para conseguir meu historico. Quando estava voltando pra casa para encontrar minha mae e pegar mais algumas coisas com ela, acho que pela fome e pelo alto stress eu quase desmaiei na rua. parei por uns segundos e continuei andando até chegar em casa, pegar os documentos que faltavam e liguei para a sede da FUNEC. Foi uma enrolação e uma burocracia imensa mesmo assim nao consgui meu historico. Sei que deveria ter pego ele antes, nao culpo ninguem. Muito pelo contrario, demoraria 30 dias para sair, e as secretarias da FUNEC se comoveram com a minha situação e pegariam pra mim em dentro de uma semana. Foi nesse momento em que eu vi que nao daria certo. Elas prepararam pra mim uma declaração que eu apresentei no lugar do historico, mesmo assim nesse momento já estava muito triste por nao ter conseguido. Cheguei em casa a tarde, me deitei cansado... e chorei muito, tanto que durmi sem me lembrar que estava chorando rs. Uns amigos me disseram que eu tava fazendo drama e que eles aceitariam a declaração, mas eu sabia que nao era drama meu e que isso daria problema...


18 de Junho de 2011

La vai eu denovo levar o resto dos documentos que faltavam, reuniao marcada para 08:00 chego lá ás 07:50. Sou atendido apenas ás 09:00. Ancioso pra chegar ao fim disso. Eu já tinha pedido a Deus para olhar por mim e que me desse sua benção. A Assistente arrogante como sempre, me traou pior do que a primeira vez, ja falando que eu nao iria conseguir, apontando as falhas e reclamando como se fosse o fim do mundo pra ela. Eu fui tentar explicar que nao consegui o historico, que minha escola havia fechado e ela nao quis nem saber, disse que o MEC nao aceitaria, e que levaria meu caso para observação. Ja foi falando que era pra eu tentar ano que vem denovo... e pegou o restante dos documentos. Eu já estava muito nervoso, me segurando pra nao mandar ela tomar no meu do cú enrrugado e despregado dela. Estava tao nervoso que nao queria mais mexer com aquilo tudo. Passei um perrengue desgramado pra conseguir pra tentar, lutando pela vaga que eu consegui. Correndo atras do meu sonho pra chegar numa sala com poucos metros quadrados, e uma velha com preguiça e mau humor de segunda destruir isso tudo. Ela devia ter feito isso com mais pessoas, deve ser rotina na vida dela. Mas pra mim ela ficará marcada pra vida inteira. No fim ela me mandou ir buscar o Historia, "me virar" e conseguir, porem ja me tratava como se eu nao tivesse conseguido. Eu sai da sala muito nervoso, liguei pra minha mae e nao queria mais saber de nada. Baguncei a minha vida quase toda pra isso, pra chegar ali e nao dar em nada. Ja estava muito triste, quando minha mae me liga dizendo que coneguiu o Historico. As secretarias da FUNEC quando ficaram sabendo do meu caso e foram la correndo nessa escola pegar meu historico e entregar minha mãe. Pessoas que eu mal conheci torcendo muito por mim me surpreendeu bastante tambem. Liguei para a Ass. Yara, que mal se lembrava de mim... o que achei estranho pela grosseria tamanha dela. Disse que havia conseguido o historico e perguntei quando poderia entrega-la. dia 19 de Julho seria o ultimo dia que eu poderia entregar e confirmar tudo. Ela pediu para que eu fosse no dia 19 de Julho a noite entregar para ela ou pedir para deixarem na mesa dela caso ela nao estivesse la. Fiquei com medo mais aceitei. Afinal, com tanto problema que tive e da forma que fui tratado ja estava achando que perderia a bolsa de qualquer forma. Mas levar o meu historico lá era "The Las Shoot", a ultima tentativa. A concretização de que eu tentei de tudo, o possivel e o impossivel para conseguir. Corri atrás.

19 de Julho de 2011

Sai correndo do serviço com o documento, peguei rapidamente o metrô conforme combinei com a Assistente Yara. Chegando na portaria da PUC fechada digo: "Gostaria de ir ao predio 8." e escuto: "Não tem ninguem lá, o sistema saiu fora do ar todo mundo foi embora."


Agradeço a todos aqueles que ficaram felizes por mim, agradeço aos anjos da FUNEC que me ajudaram. Aos meus amigos que me ajudaram. Aos meus pais e irmão que ficaram na correria comigo. Agradeço a Deus por ter me guiado durante todo esse periodo dificil. Mas nao foi dessa vez. Isso tudo me deixou muuuuuuuito mal. E estou pensando e reconsiderando muita coisa na minha vida. Vi meu sonho passando por mim tão perto que quase pude toca-lo. E vi tambem ele fugindo como um pomo de ouro dificil de ser alcançado.

Sinto grandes mudanças em mim graças a esse episodio. Começa a ser definido meu segundo semestre...

Perdi essa. Fracassei.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu faço isso para o seu bem, porque ninguém mais tem coragem de te corrigir senão eu.

ANCIOSO NÃO EXISTE.
É ansioso, Paulo.

Por favor.

Rotsen disse...

Paulinho, Deus sabe o que faz. Se ele te privou dessa, é porque algo muito melhor virá.

Que venha a UFMG! :)
Estudar!